quarta-feira, 6 de abril de 2011

Deputados se Reunem com o vice - presidente da Bamin.




Deputados que integram as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Meio Ambiente e a Comissão Especial do Complexo Intermodal Porto Sul reuniram-se na tarde desta segunda-feira (04), com o vice-presidente executivo da empresa Bahia Mineração, Clovis Torres. No encontro, os parlamentares buscaram obter informações sobre o projeto de produção e exportação de minério que a Bamin pretende desenvolver no Estado.

Fizeram parte do grupo a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), que preside a Comissão de Infraestrutura; Ivana Braga (PMDB), presidente da Comissão Especial do Porto Sul; e Adolfo Viana (PSDB), que está à frente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Além deles, estavam presentes: Coronel Gilberto Santana (PTN), Augusto Castro (PSDB), Rosemberg Pinto (PT), Maria Del Carmen (PT) e Herbert Barbosa (DEM).

Ângela Sousa, que acompanha as discussões sobre o Complexo Intermodal há mais de três anos, tendo inclusive organizado uma audiência pública sobre o tema já em 2008, na cidade de Ilhéus, salientou a necessidade de que todos os parlamentares conheçam bem o projeto. Os membros das três comissões representadas na reunião deverão promover audiências públicas nas comunidades de Ilhéus e Caetité, com o objetivo de discutir o empreendimento com as respectivas comunidades.

A Bamin será a primeira empresa cliente da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que integra o Complexo Intermodal Porto Sul. Em sua etapa inicial, a ferrovia ligará Caetité, onde está a jazida de ferro da empresa, a Ilhéus, por onde o minério será escoado. Num segundo momento, a linha chegará até Barreiras, oeste da Bahia, e Figueirópolis, no Tocantins, permitindo o transporte de grãos, fertilizantes e biocombustíveis. A empresa Mirabela, que extrai níquel na região de Itagibá, também pretende utilizar a Fiol no transporte do produto.

Torres explicou que a Bamin terá uma produção anual de 19,5 milhões de toneladas de minério e frisou que a empresa trabalha dentro de um conceito de responsabilidade ambiental e social, que busca mitigar os impactos de seu empreendimento.  Segundo ele, dos 500 hectares que a Bamin recebeu em concessão do governo baiano em Ilhéus, apenas 80 hectares (16%) serão utilizados pela empresa.

O vice-presidente também assegurou que não há risco de o terminal portuário da Bahia Mineração deixar de ser construído na cidade sul-baiana. Segundo ele, o porto ficará na região da Ponta da Tulha ou em outra área que o Ibama indicar como viável.

“Foi uma visita muito importante, que esclareceu dúvidas existentes sobre esse importante empreendimento”, afirmou a deputada Ângela. Segundo ela, o Complexo Intermodal Porto Sul “é um projeto acertado, que mostra a visão estratégica do Governo do Estado, buscando oferecer novos caminhos para o desenvolvimento do Sul da Bahia”. Ela diz ainda que “o cacau foi e é importante para a nossa economia, mas a monocultura nos trouxe somente prejuízos, por isso é fundamental diversificar nossa matriz produtiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário