segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ângela defende obrigatoriedade de exame que previne a cegueira em bebês


A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) apresentou projeto de lei que torna obrigatório o chamado “teste do olhinho” em recém-nascidos. A proposta prevê que o exame seja feito gratuitamente nas maternidades e serviços hospitalares da rede pública, inclusive os conveniados ao Sistema Único de Saúde.
Segundo a parlamentar, o teste é importante para detectar e prevenir doenças oculares. Ela observa que 50% das descobertas de doenças desse tipo ocorrem quando já é tarde demais e a visão da criança se encontra comprometida. "Com o teste do olhinho ou Teste do Reflexo Vermelho realizado ainda na sala do parto, será possível detectar e prevenir doenças", sustenta Ângela Sousa.
Enfermidades como catarata, glaucoma, infecções e até mesmo cegueira estão entre as que podem ser prevenidas ou atenuadas significativamente a partir da detecção precoce. A importância do exame é ainda maior para bebês prematuros, pois 30% deles nascem com retinopatia.
O oftalmologista Derci Maziero, responsável técnico pelo programa Vida Iluminada, explica que a retinopatia é uma anormalidade que impede a formação dos vasos sanguíneos da retina, o que leva à perda da visão. A ideia é fazer com que o Teste do Olhinho passe a ser encarado com a mesma relevância atribuída ao “Teste do Pezinho”, que já é disponibilizado na rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário