quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Comissão visita TWB em busca de melhorias para o Ferry-boat


Para conhecer o sistema Ferry-boat em Salvador e discutir projetos e melhorias para o transporte hidroviá­rio na Bahia, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa visitou, na tarde de ontem, as instalações da TWB, concessionária que opera a travessia marítima na Baía de Todos os Santos. As deputadas Ângela Sousa (PSC), presidente do colegiado, e Cláudia Oliveira (PTdoB), vice, foram recebidas no Terminal Marítimo de São Joaquim pelo presidente da TWB, Reinaldo Santos, e por Jayme Rangel, diretor de Relações Institucionais da empresa.
"Queremos unir forças para que a população baiana possa ser beneficiada com esse meio de transporte fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região da Ilha de Itaparica, Mar Grande e Vera Cruz", explicou Ângela Sousa.
De acordo com a parlamentar, a ida da comissão à TWB foi para atender ao pedido da Associação Comercial de Vera Cruz e Central de Negócios de Itaparica. A solicitação, protocolada por meio da presidente Lenise Ferreira, foi no sentido de dar conhecimento à associação sobre as ações que serão desenvolvidas pela TWB para solucionar os problemas referentes à travessia Salvador-Mar Grande.
No último mês de agosto, de acordo com o presidente Reinaldo Santos, três ferry boats foram docados da Base Naval de Aratu, fruto de parceria entre a Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), a Marinha do Brasil e a TWB Bahia. Segundo Reinaldo Santos, a concessionária trabalha, atualmente, com seis navios à disposição para navegar, "apesar de a demanda ainda ser inferior à capacidade de transporte que esta frota oferece."
No entanto, conforme explicou o diretor Jayme Rangel, entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, a TWB estima transportar 1,7 milhão de pessoas e 240 mil veículos, aproximadamente 20 mil e 3 mil, respectivamente, por dia. Para isso, como afirma Jayme Rangel, a empresa tem se dedicado com afinco para prestar o serviço com a qualidade esperada pela população. "Os seis ferries são suficientes por ora, mas queremos oferecer mais. Estamos trabalhando para termos oito embarcações confiáveis, até porque a meta da TWB é a satisfação plena do usuário", conta o diretor de Relações Institucionais.
"Nem tudo é exatamente como ouvimos, por isso viemos conhecer de perto a realidade do sistema ferry-boat. Fomos muito bem recebidas e constatamos que grandes investimentos já foram realizados, apesar de termos consciência de que ainda há muito para se fazer. Os baianos usuários desse sistema exigem melhorias urgentes e imediatas e a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa estará sempre à disposição e aberta ao debate na busca de soluções", disse Cláudia Oliveira.
Ainda durante a visita, as deputadas puderam observar os terminais, as embarcações, a operacionalização e manutenção do sistema, a fim de avançar nas discussões sobre o transporte marítimo e propostas de incremento. Em seguida, na companhia dos dirigentes da TWB, Ângela Sousa e Cláudia Oliveira fizeram o translado entre Salvador e Itaparica a bordo do ferry boat Anna Nery, embarcação com maior capacidade operacional, que possibilita o transporte de 800 passageiros e mais 70 veículos ao mesmo tempo.
Além dos seis ferry boats já disponíveis – os fast ferries Anna Nery e Ivete Sangalo; os dose duplas Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho; e os do tipo convencional Maria Bethânia e Pinheiro –, a TWB Bahia já conta com a embarcação Rio Paraguaçu, que segue em manutenção, e ainda com a Ipuaçu. Essa, de acordo com a direção da TWB, passará por reforma e remotorização assim que chegarem as peças adquiridas pelo governo do Estado, através da Seinfra, como previsto contratualmente. "A docagem deste navio está prevista para ocorrer até o próximo mês de dezembro, em tempo de incorporar à frota para a alta temporada e assegurar um verão tranquilo aos usuários do sistema", disse Jayme Rangel.

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