sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Carmelita e Dr. Mário confirmam em debate que são os mais preparados para administrar Ilhéus


A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), participou na manhã desta terça-feira (18) do debate promovido pela Diocese de Ilhéus, no salão paroquial da Catedral de São Sebastião, onde mostrou mais uma vez equilíbrio, competência, transparência, ações concretas e confirmou que é a candidata com melhores propostas e mais condições de promover o desenvolvimento que a cidade precisa. Professora Carmelita também fez questão explicar que, como católica, integrante do movimento de cursilhos e membro do coral da Igreja da Barra, segue os princípios cristãos do amor e solidariedade aos mais carentes e da honestidade e transparência, sendo uma candidata a prefeita de ficha limpa, sem jamais ter sido acusada ou processada por desviar recursos públicos.
Professora Carmelita fez questão de não entrar no jogo das provocações e acusações, preferindo nortear as discussões em propostas concretas que venham a trazer benefícios para a cidade. A candidata a prefeita falou de suas propostas para a educação, saúde, meio ambiente, transporte, segurança e cultura, além da geração de emprego e renda e projetos para o desenvolvimento da zona rural. Ela destacou que o grande marco da sua gestão será o orçamento participativo, onde cada cidadão terá a oportunidade de discutir, propor e apontar as obras e serviços que serão prioridade, além de acompanhar como cada centavo dos recursos públicos será usado. “Governar com o povo, com a participação de todos ouvindo e trabalhando junto com cada cidadão, é um dos compromissos que assumo aqui com cada ilheense”, disse ela.
Participaram do debates padres da Diocese de Ilhéus e o bispo Dom Mauro, que fez questão de falar sobre o papel da Igreja Católica de orientar os fiéis para que votem em candidatos honestos e com projetos para a cidade. A orientação de votar em candidatos ficha limpa já vem sendo feita pela Igreja Católica e foi tema inclusive do Grito dos Excluídos no dia 07 de setembro.
Na área de educação, Professora Carmelita citou a criação dos Centros Cidadãos, com a implantação de escolas-pólo, amplas e bem equipadas, para que as crianças e jovens se sintam bem acolhidos e felizes, além da melhoria da qualidade da alimentação escolar e a garantia de que no campo as unidades de ensino terão características da escola agrícola, com currículo e calendário específicos, valorizando os saberes e a vida camponesa, com horta, noções de agroecologia e herbário. Ela também anunciou que vai reformar e equipar as escolas com bibliotecas, construir quadras esportivas cobertas e implantar rede de internet sem fio, laboratórios de ciência e informática onde esses serviços forem escassos ou inexistentes. Outro ponto destacado pela candidata a prefeita foi a construção de várias escolas, acabando com os aluguéis de espaços improvisados que funcionam como salas de aulas.
A saúde também terá uma atenção especial na administração de Professora Carmelita, com destaque para a prevenção e os investimentos na área do saneamento básico. A candidata a prefeita anunciou que investirá fortalecimento dos PSFs e na reforma dos postos de saúde. “Vamos fortalecer a organização comunitária, construindo políticas públicas sociais que garantam o acesso aos direitos fundamentais, especialmente no que tange ao direito à saúde alimentar e nutricional”, disse ela. A candidata a prefeita também anunciou que vai construir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, sendo uma na Zona Sul e outra na Zona Norte, além de construir uma maternidade com UTI neonatal, implantar a Rede Cegonha, garantindo o parto seguro as gestantes, implementar o Programa de Atenção à Saúde da Mulher com cirurgia de alta frequência na Policlínica da Conquista, e uma série de outras propostas voltadas para a melhoria do atendimento para o cidadão.

Os investimentos na agricultura familiar, na agroindústria e garantia de emprego e renda na zona rural foi outro ponto destacado pela Professora Carmelita, que garantiu mais atenção e cuidados com os moradores do campo. A candidata a prefeita falou da forma como foi construído o seu plano de governo com a participação de técnicos, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas e fez questão de afirmar que o documento ainda está aberto a sugestões de pessoas que desejam realmente contribuir com o desenvolvimento da cidade. Professora Carmelita também citou a forma criteriosa como fará a escolha de sua equipe técnica, como nomes que deverão ter como base os princípios da competência, seriedade, honestidade, compromisso com o bem público e vontade de transformar e promover o desenvolvimento de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário