quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ângela saúda Associação Comercial de Ilhéus

A Associação Comercial de Ilhéus comemora amanhã 100 anos de fundação. Por conta da passagem da data, a deputada Ângela Sousa (PSD) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa. "A Associação Comercial participou ativamente de projetos que tinham como meta melhorar a vida da população ilheense. Ela contribuiu na luta pela construção dos dois portos, o antigo de 1926, e o atual, da década de 70, como também pelo alfandegamento do primeiro; inaugurou, na Praça Ruy Barbosa, um busto em homenagem ao ilustre jurista e político baiano e foi responsável, sob a inspiração do seu diretor Álvaro Melo Vieira, pela criação da Escola Técnica de Comércio, visando a dar melhores condições de trabalho aos comerciários da cidade", destacou a parlamentar.
A Associação Comercial de Ilhéus foi fundada em 1º de novembro de 1912 e teve seus estatutos aprovados no mesmo ano. Em 1921 foi reconhecida de utilidade pública e funcionou durante muito tempo na rua Coronel Paiva. A partir de 1926, por conta do Decreto 12.982, de abril de 1918, a ACI foi autorizada pelo Ministério da Agricultura a inspecionar todo o cacau exportado. Nessa época fazia parte de seu patrimônio a Usina Vitória, primeira fábrica a processar cacau.
"São inúmeros os feitos desta Associação, que participou ativamente da vida do município, em todo o tempo que o cacau gerou riqueza", disse o deputado. Hoje, a Associação funciona num prédio que foi inaugurado em 1934, todo em estilo neoclássico.
O atual presidente, Nilton Cardoso da Cruz, lembra que, ao longo desses anos, esta instituição vem cumprindo ativamente sua missão, "participando e encampando os movimentos que visam ao desenvolvimento social e econômico de Ilhéus e da região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário