terça-feira, 17 de abril de 2012

Ângela Sousa acredita em maior agilidade dos projetos Fiol e Porto Sul

 A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) voltou animada de uma série de audiências das quais participou em Brasília, juntamente com os demais membros da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), da Assembleia Legislativa, e deputados federais da bancada baiana.
Na capital federal, os parlamentares se reuniram com representantes do Ibama, da estatal Valec – responsável por obras em ferrovias – , e do Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo foi conhecer melhor as pendências que retardam as obras da Fiol e a licença ambiental do projeto Porto Sul, que será interligado à ferrovia. Os encontros foram articulados pela presidente da Comissão Especial da Fiol, deputada Ivana Bastos (PSD).
O presidente da Valec, José Castello Branco, confirmou aos deputados a assinatura de um novo termo com o Ibama, estabelecendo prazos mais flexíveis para a realização dos programas ambientais básicos da Fiol. Na segunda-feira (9), no canteiro de obras da ferrovia em Jequié, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, declarou que entraves relativos à área ambiental, desapropriações e questionamento sobre preços também estão sendo resolvidos.
Ângela Sousa acompanha ainda o andamento do projeto Porto Sul, que será objeto de seis novas audiências públicas no mês de maio. As audiências serão realizadas nas cidades de Itacaré, Uruçuca, Itabuna,Coaraci, Itajuípe e Barro Preto. Em outubro do ano passado, uma audiência sobre o Porto Sul em Ilhéus reuniu quase 4 mil pessoas, provenientes de 25 municípios da região sul da Bahia, inclusive todos os que estão situados na área de influência do porto. Foi considerada pelo Ibama como a maior audiência já promovida pelo órgão na Bahia.
Economia – “Acreditamos que a audiência feita em Ilhéus serviu para que todos tivessem conhecimento sobre os impactos positivos e negativos desse empreendimento, que eu não tenho dúvida trará grande benefício para a economia regional, dinamizando a atividade produtiva no sul de nosso Estado”, defende Ângela. Ainda assim, a deputada acha que as novas audiências “são positivas, na medida em que permitem ainda mais debate sobre o projeto”.
Com a realização das audiências em maio, a nova previsão é de que a licença ambiental do Porto Sul saia em agosto. Na próxima semana, os parlamentares da Comissão Especial da Fiol retornam a Brasília, dessa vez para uma reunião conjunta com a Valec e o Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário