quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carmelita e Dr. Mário assumem o compromisso de investir na arte e nos artistas locais


A candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT) participou na noite desta quarta-feira (26) da I Roda de Exposições com o tema: “As Políticas Públicas de Cultura e o Município de Ilhéus”, promovida pelo Conselho Municipal de Cultura. Na oportunidade, Professora Carmelita falou de suas propostas para a cultura, que vão além da construção e conservação de espaços culturais, tendo uma preocupação maior com o fomento e a valorização da arte e dos artistas locais. Ela também falou das conquistas e da organização dos artistas locais, fruto de muita luta e da união de todos, que acabou criando o Conselho Municipal de Cultura e agora o Sistema Municipal de Cultura.
Professora Carmelita fez questão de colocar que o Conselho Municipal de Cultura terá uma participação importante na sua administração, pois será quem vai propor, opinar, fiscalizar e traçar as diretrizes dos investimentos na arte e na cultura. “Digo sempre que em todas as áreas quero discutir nossas ações com os representantes de cada setor. E na cultura não será diferente. Vamos estar sempre abertos para a conversa, para o diálogo e para tomar as decisões juntos. É assim que será o nosso governo. É assim que quero governar a nossa cidade. Com a participação de cada um de vocês”, complementou a candidata a prefeita.
Além de apresentar suas propostas para a cultura, Professora Carmelita também falou do apoio para as festas populares e tradicionais, que terá a participação dos artistas da cidade, valorizando a prata da casa, grandes talentos que muitas vezes não são lembrados. Também se comprometeu em discutir, logo após as eleições, as medidas que devem ser adotadas pela Câmara de Vereadores para o funcionamento pleno do Sistema Municipal de Cultura. “Não vamos esperar o início do nosso governo, em 2013, para começar a implantar o nosso programa de governo. Nosso trabalho começa agora e podem contar comigo para fazer o que for preciso para tornar o Sistema Municipal de Cultura em realidade”, disse a candidata a prefeita.
Realizado no Ilhéus Hotel, o evento contou com a presença de conselheiros de cultura, artistas, gestores e produtores culturais do município. Abrindo o encontro, o presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador do Conselho das Entidades AfroCulturais de Ilhéus, Gilsonei Rodrigues, falou do papel e da importância do Conselho. Já o mestre e doutor em História pela UFBA, André Rosa, abordou a trajetória das Políticas Públicas de Cultura. Encerrando a primeira rodada do encontro, o assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, explicou sobre o Sistema Municipal de Cultura e todos os principais instrumentos que o compõem. Professora Carmelita fez questão de colocar que a cultura será uma das prioridades de sua gestão e já assumiu o compromisso de atender a uma série de reivindicações dos artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário