quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comissão da Fiol confirma data de audiência pública em Brasília


A Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), se reuniu na manhã de ontem, na sala Herculano Menezes, e retomou a discussão sobre a formação da caravana que irá a Brasília para tratar da liberação das obras do Porto Sul. A reunião já foi marcada para o dia 12 de dezembro, às 15 horas, na sede do Ibama, onde será realizada nova audiência pública com representantes do Ibama, da Valec, deputados federais, estaduais, membros das comissões da Fiol, do Porto Sul e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O Ibama emitiu licença prévia nº 447/2012 para instalação do Porto Sul, que será construído em Ilhéus e estará interligado aos trilhos da Ferrovia Oeste-Leste e ainda será publicada no Diário Oficial. "O Governo do Estado, que através da Casa Civil coordenou todo o trabalho de emissão da licença, e a Bahia Mineração (Bamin), empresa que terá um terminal privado no local, agora vão trabalhar na formalização de documentação junto à agência portuária nacional para, logo em seguida, ser emitida a Licença de Instalação pelo Ibama e assim iniciar as obras ainda nos primeiros meses de 2013", informou a presidente da comissão.
Os parlamentares Cacá Leão (PP), Cláudia Oliveira (PSD) e Ângela Sousa (PSD) se colocaram à disposição na luta a favor da ferrovia e se mostraram dispostos a participar da audiência pública em Brasília. "O Porto Sul sem a Fiol não funcionará. Esta obra beneficiará todo o estado, em especial o extremo sul. Será um grande polo de desenvolvimento da região", disse Cláudia Oliveira.
Ivana Bastos anunciou que a Fiol foi colocada recentemente entre os projetos prioritários da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Nordeste. E que será necessário "pressionar ainda mais os órgãos envolvidos para que as licenças dos lotes da ferrovia também sejam emitidas o quanto antes, especialmente dos lotes 5 a 7, que vai de Guanambi a Barreiras. Como se sabe, não há ferrovia sem porto e não há porto sem ferrovia".

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